terça-feira, 5 de outubro de 2010

FÓRUM DAS ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DE PINTADAS

A importância da Rede Pintadas tem sido notória diante de todos os avanços aqui conquistados, tanto nos aspectos sociais e econômicos, quanto políticos e culturais. As iniciativas aqui implantadas tendo como foco o fortalecimento da Agricultura Familiar possuem um significado particular neste processo, porém não existe até então uma dinâmica que possibilite melhor articulação entre os diversos atores envolvidos nesta tarefa. A tentativa de criação do Fórum do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar em 2006 visando, entre outras ações, a articulação em torno de um trabalho conjunto para o fortalecimento da atividade, foi abortada pela ausência de uma metodologia capaz de garantir a sustentabilidade do projeto.
Entendendo a importância desta ferramenta de gestão social para o desenvolvimento da Agricultura Familiar, o Centro Comunitário de Serviços de Pintadas – CCSP em conjunto com o Poder Público local através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, se propuseram a retomar a discussão a partir de um planejamento participativo e com exequibilidade coletiva.

Os objetivos do Forum

Geral
Massificar o atendimento e qualificar a atuação do serviço de ATER em Pintadas, garantido a sustentabilidade da Agricultura Familiar através da utilização de tecnologias apropriadas e do acesso aos programas e políticas públicas governamentais.
Específicos
·         Evitar a sobreposição de área de atuação das entidades de ATER;
·         Otimizar os recursos financeiros e humanos, além da infra estrutura existente;
·         Garantir maior visibilidade, local e externa, das ações desenvolvidas;
·         Facilitar o acesso às diversas Políticas Públicas afins, tanto para o produtor quanto para as entidades envolvidas;
·         Organizar as cadeias produtivas garantido melhor eficiência nas fazes de PRODUÇÃO X BENEFICIAMENTO X CONSUMO/COMERCIALIZAÇÃO.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário